IMG_7344

DISCIPLINA POSITIVA: ALGUMAS DICAS SOBRE EDUCAÇÃO INFANTIL

Lá no canal Milena Loguercio do Youtube, há algum tempo eu venho abordando o tema disciplina positiva e dando dicas dentro desse tema.

De lá para cá, algumas pessoas me sugerem temas e aos poucos eu tento atender todas as solicitações.

Por aqui, resolvi fazer um apanhado geral do que estou comentando lá dentro desse tema afim de registrar aqui no blog também e estender essa ajuda ao maior número de pessoas possível!

Nesse primeiro vídeo eu conto para você o caminho que a disciplina foi tomando ao longo dos anos e por que a disciplina positiva está no centro das atenções, atualmente:

O comportamento da criança é a ponta do Iceberg, a disciplina positiva vai cuidar da “causa” daquele comportamento para modificar o repertório comportamental inadequado. Falei mais sobre isso nesse vídeo com parte I e II:

Como eu digo no vídeo, trata-se de uma disciplina na qual primeiro nos conectamos com a criança, ensinando-a para depois corrigi-la. Por essa razão, fiz o vídeo:

Quando estamos conectados com a criança a disciplina fica muito mais tranquila. Assim, nesse vídeo, te convido a fazer uma reflexão do por quê não precisamos de “brigas”. O desafio é demonstrar a importância de todo o aprendizado com amor. Por que eu considero um desafio?! Por que algumas vezes cansados ou sem paciência é bem mais difícil a demonstração do amor.

Por isso eu sempre digo que muitas vezes, quando a criança apanha; ao esfriar a cabeça, os pais acabam confessando que os “tapinhas” não foram necessariamente pela edução em si, mas em resposta ao sentimento de cansaço, exaustão, falta de paciência, entre outros…

No vídeo acima também te proponho montar o ambiente de uma forma que te favoreça a falar muito mais “SIM” do que “NÃO”, além disso, você pode dizer “NÃO” sem usar a palavra não, fiz um vídeo para te ajudar nessa questão:

Se tudo que seu filho quer ele chora para conseguir, o que fazer?! Fiz esse vídeo para tentar te ajudar:

Entendo que em alguns momentos nosso comportamento não é exemplar e assim como nos cobramos quando pisamos na bola com a dieta, sentimos quando pisamos na bola com a disciplina positiva, mas afinal de contas, somos seres humanos, isso é algo totalmente esperado, por isso, fiz o vídeo abaixo:

 

O encorajamento também foi bastante abordado nesse vídeo e “encorajar” funciona muito como motivação para nossos filhos continuarem a melhorar o comportamento!

Espero que esses vídeos te ajudem muito na missão educação e caso queira ouvir sobre outros temas, não deixe de me sugerir nem de seguir o meu canal do Youtube!

Muitos beijos!!!

Deixe uma resposta

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>