Milena Loguercio

O QUE ENVOLVE O PESO DE UMA GRÁVIDA, ALÉM DAS GULOSEIMAS!

Essa questão é muito delicada, pelo menos para a grande maioria!

“Quantos quilos engordar durante a gestação?”

Estamos vivendo a era “fitness”, na qual a maioria das mulheres querem engravidar e, se possível, nem aparentar que está grávida, esconder a barriga em meio a músculos conquistados com muito trabalho e muito suor, literalmente.

Há pouco tempo atrás, uma grávida chamou a atenção em todas as redes sociais por seu “super corpo trabalhado”:

Trata-se de uma nutricionista e atleta que não sossegou por um minuto sequer, durante a gravidez.

Eu juro que entendo que as mulheres querem, a cada dia mais, se sentirem bonitas, independente do momento que estão vivenciando, mas a minha sincera pergunta, você acha que está bonita essa barriga? É uma pergunta sincera mesmo, porque para mim, toda vez que os extremos são atingidos, eu tenho uma certa tendência a desaprovar.

Quatro dias depois do parto, ela já estava assim:

Admiro seus esforços e tenho até receio de colocar as minhas opiniões por que, como estou muuuuuito longe disso, você pode até dizer que estou agindo com despeito. Então, chega de opiniões e vamos a fatos!

Ontem, tive uma noite de clube da Luluzinha! Sim, estou vivenciando a #operaçãomadrinhadecasamento e ontem foi o dia do #chádelingerie da minha cunhada. Em meio a muitos assuntos, saiu o assunto gravidez e o assunto “peso” durante a gravidez. Uma das questões levantadas foi que “a barriga vai crescendo e se pensarmos que o bebê ainda é tão pequenino e o “resto é gordura”, ficamos tristes!”  Essa foi uma das citações que ouvi durante a conversa.

Então, uma das coisas que uma grávida não tem como escapar é do GANHO DE PESO. Agora, condenar este ganho de peso pura e exclusivamente a “gordura” por “gordura”, não é 100% verdadeiro. Em uma busca pela internet por sites médicos que esclarecem este assunto, levantei que o peso extra que não é do bebê está sendo distribuído, aproximadamente, assim:

– O bebê nasce em média com 3,3 quilos;

– A placenta, que leva os nutrientes para o bebê, chega a pesar cerca de 700 gramas;

– O volume de sangue que circula no nosso corpo + o sangue extra que a gravidez envolve, chega a pesar 1,2 quilos;

– O Útero cresce bastante e a camada muscular que o envolve cresce também, chegando a pesar até 900 gramas a mais;

– Os seios chegam a pesar 400 gramas a mais para a preparação para a amamentação;

– Líquido amniótico e além disso, nosso organismo acumula muito mais líquido do que quando não estamos gestantes, chegando a uma média de 2 quilos até o final da gravidez;

– E por fim, ela, a “bendita” gordura a mais, que, biologicamente falando recebe também uma função importante para ser acumulada que é garantir energia para a amamentação. Esta, chega a uma média de 4 quilos. Claro, aquela que nosso organismo acumularia por conta própria, independente do que estamos comendo. Quem da aquela “abusada” na gravidez, acumula mais, com certeza.

Ou seja, se fizermos as contas, uns 12 quilos a quase 13 quilos, seria a média para uma grávida engordar, independentemente da sua alimentação. Mas, temos as grávidas que aproveitam para comer, comer, comer e comer. E, hoje em dia, as grávidas que aproveitam para disputar quem engorda menos!

Por essa razão, não dá para determinar um número exato que engordamos, mas, se você ficou em até uns 15 quilos, ainda te dou os parabéns e te lembro que todo este ganho de peso tem ou teve o motivo mais especial da sua existência: “GERAR UM NOVO SER” que por coincidência é o “MAIOR AMOR DA SUA VIDA”, então, relaxa, você terá todo o tempo para “correr atrás do prejuízo”, aproveita para viver essa fase que esta sim, não dá para viver para sempre ou “quantas vezes nós desejarmos”.

A fase mais linda que eu já vivi e por isso, me encho de orgulho e faço questão da barriga aparecer!

Você já leu a minha homenagem para as mulheres grávidas? Não? Então veja que emoção: Dedico-a-você-futura-mamãe

Muitos Beijos!!!