Milena Loguercio

MEU FILHO É HIPERTATIVO?

Antes de falar sobre hiperatividade, quero abrir um parênteses aqui! Eu já te contei sobre meu filho? Ainda não???Então veja meu relato e todos os meus pensamentos no que tange a criação de um filho “diferente”.

Você pode me questionar: “Mas ela fala de um filho com dislexia. Eu questiono sobre uma possibilidade um filho hiperativo, qual a relação que uma coisa tem com a outra?”

Eu explico: Independente de um filho hiperativo, disléxico, sem concentração, que não para quieto… enfim… independente do que possa ser ou não ser. Desde uma leve desconfiança por parte da escola, de um profissional que acompanha seu filho ou até mesmo do instinto materno. Quero dizer que eu te entendo.

Entendo como é difícil essa busca pela resposta do que pode estar acontecendo com meu filho? Será que tenho um filho hiperativo?

Meu post tem o intuito de ajuda-lo na investigação do “Tenho um filho hiperativo?”

Mas independente de qualquer coisa quero que você saiba que essa avaliação é muito mais profunda e não é somente o “sim” como resposta para 3 ou 4 itens identificará uma possibilidade de filho hiperativo. Então, meu combinado com você é o seguinte: Esse post será usado a título de informação sobre hiperatividade e não como identificação diagnóstica, combinado?!

O transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) é um distúrbio complexo do desenvolvimento neurológico que pode afetar o sucesso de uma criança na escola, bem como seus relacionamentos.

Os sintomas do TDAH variam e às vezes são difíceis de reconhecer.

Qualquer criança pode experimentar muitos dos sintomas individuais do TDAH. Portanto, para fazer um diagnóstico, o médico do seu filho precisará avalia-lo utilizando-se de vários critérios.

A idade média para um diagnóstico moderado de TDAH sendo de 7 anos de idade. As crianças mais velhas que apresentam sintomas podem ter TDAH, mas geralmente apresentam sintomas bastante elaborados no início da vida. Aqui estão 14 sinais comuns de TDAH em crianças:

1- Comportamento focado em si mesmo (egocêntrico):

Um sinal comum de TDAH é o que parece ser uma incapacidade de reconhecer as necessidades e desejos de outras pessoas.

Isso pode levar aos próximos dois sinais: interromper as conversas, não conseguir esperar sua vez…

2. Interrupção:

O comportamento egocêntrico pode fazer com que uma criança com TDAH interrompa outras pessoas enquanto conversam ou se entrem em conversas das quais não fazem parte.

3. Muita dificuldade para esperar a sua vez:

Crianças com TDAH podem ter problemas para esperar sua vez durante as atividades em sala de aula ou quando brincam com outras crianças.

4. Turbulência emocional:

Uma criança com TDAH pode ter problemas para controlar suas emoções. Eles podem ter explosões de raiva em momentos inapropriados. Crianças mais novas podem apresentar comportamento típicos de birras.

5. inquietação:

Crianças com TDAH geralmente não conseguem ficar quietas. Elas podem levantar sair correndo em momentos não apropriados, se remexer ou se contorcer na cadeira quando são forçados a ficar sentados.

6. Apresentam dificuldades com brincadeiras mais “paradas”:

A inquietação pode dificultar as crianças com TDAH a brincarem tranquilamente ou se envolverem em atividades que exijam mais calma ou relaxamento.

7. Tarefas inacabadas:

Uma criança com TDAH pode mostrar interesse em muitas coisas diferentes, mas pode ter problemas para finalizá-las. Por exemplo, eles podem iniciar projetos, tarefas ou trabalhos de casa, mas passar para a próxima coisa que despertar o interesse deles antes de terminar.

8. Falta de foco:

Apresentam dificuldade de prestar atenção e se concentrar, mesmo quando alguém está falando diretamente com ela. Eles dizem que ouviram você, mas não conseguem repetir o que você acabou de dizer.

9. Evitar tarefas que necessitam de um esforço mental prolongado:

Essa mesma falta de foco pode levar a criança a evitar atividades que exijam um esforço mental contínuo, como prestar atenção nas aulas ou fazer a lição de casa.

10. Erros:

Podem ter problemas para seguir instruções que exijam o planejamento ou a execução de um plano. Isso pode levar a erros descuidados – mas não significa preguiça ou falta de inteligência.

11. Sonhar acordado:

Não necessariamente uma criança hipertativa demonstrará essa hiperatividade com barulho, agitação, birras. Outro sinal possível de TDAH é uma criança mais silenciosa e menos envolvida do que outras. Uma criança com TDAH pode olhar para o espaço, sonhar acordada e ignorar o que está acontecendo ao seu redor.

12. Problemas para se organizar:

A criança com TDAH pode ter problemas para acompanhar tarefas e atividades. Isso pode causar problemas na escola, pois pode ser difícil priorizar tarefas de casa, projetos escolares e outras tarefas.

13. Esquecimento:

Podem apresentar esquecimento nas atividades diárias. Elas podem esquecer de fazer as tarefas ou o dever de casa. Também podem perder coisas com frequência, como brinquedos ou materais.

14. Apresentação dos sintomas em várias configurações diferentes:

A criança com o transtorno apresentará os sintomas em diversos locais (não comente na escola). Por exemplo, mostrar falta de foco na escola e em casa.

Conforme essa criança vai crescendo…

À medida que as crianças crescem tendem a demonstrar um menor autocontrole quando comparado às outras crianças da sua idade. Isso pode fazer com que crianças e adolescentes com TDAH pareçam imaturos em comparação com seus pares.

Algumas tarefas do dia a dia que adolescentes com TDAH podem apresentar dificuldades incluem:

Tenha calma!

Todas as crianças irão apresentar alguns desses comportamentos em algum momento da vida. Sonhar acordado, ser inquieto e interromper as pessoas de forma persistente; todos esses são comportamentos comuns em crianças.

Você deve começar a pensar:

TDAH é passível de tratamento.

Se seu filho for diagnosticado com TDAH, revise todas as opções de tratamento. Em seguida, marque um horário para se encontrar com um médico ou psicólogo para determinar o melhor curso de ação.

Crianças devidamente diagnosticadas e com tratamentos efetivos conseguem progressos GIGANTESCOS no seu desenvolvimento cognitivo e comportamental. Não tenha medo da descoberta, pense que a chance de você vencer a guerra é conhecer o seu adversário. Eu sempre busquei respostas afim de buscar as melhores armas para o combate. Que assim seja! É o melhor para ele, seu filho! Pense nisso!

Se você tiver mais dúvidas sobre este assunto, escreva um comentário, quero te ajudar!

Se você quiser conversar comigo virtualmente, agende aqui:

Não fique com dúvidas, conte comigo!

Muitos Beijos!!!