dislexia

Retorne para a página principal:

TER UM FILHO EXCEPCIONAL

SER MÃE/PAI é sentir fortes emoções, né?

Tenho a impressão de que ser mãe é convivermos num estado vitalício de vulnerabilidade.

SER MÃE/PAI é desejar uma FELICIDADE inalcançável para esse ser que chamamos de “filho”.

Inalcançável por que ninguém é feliz 24 horas por dia. SER MÃE/PAI é lidar com preocupação, medo, ansiedade e frustração daquilo que FOGE AO NOSSO CONTROLE, mas envolve o SER MAIS IMPORTANTE DO MUNDO… SER MÃE/PAI…

Recentemente, eu passei pelo enfrentamento de uma das maiores frustrações que já vivi na minha vida.

Contei com detalhes todo o luto da minha expectativa quando descobri que o encaminhamento escolar do meu filho fazia total sentido e minhas fichas começaram a cair…

Tive que lidar com uma perda de UM FILHO IDEALIZADO e com o NOVO, o conhecimento desse filho NOVO que se apresenta diariamente para mim.

Um filho que foge à média, foge ao “dentro do esperado”, foge ao dito “normal”. Eu relutei bastante em trazer esse assunto para o universo da internet: Meu canal, aqui no blog e minhas redes sociais…

Relutei, primeiramente pela minha dificuldade de aceitação. Hoje eu entendo muitos pais que entram num processo de negação e não querem enxergar a possibilidade de investigar qual é a diferença do seu filho para melhor agir.

Não é nada fácil lidar com o fato de NÃO CONHECER a pessoa e não entender o que melhor se aplica ao seu mundo para o melhor desenvolvimento. Chega a ser angustiante.

Contei com detalhes no meu CANAL DO YOUTUBE e, no último vídeo que saiu sobre esse tema, estou contando a nossa trajetória até a descoberta.montar ecommerce

Mas até chegar nesse vídeo.

Passei por várias fases, como quem vive um processo de luto (perda), foi difícil aceitar a PERDA DO FILHO IDEALIZADO.

Aquele filho que toda mãe sonha que irá aprender com facilidade, se destacará nas suas notas da escola. Passará de ano de maneira exemplar… enfim… Contei sobre meu processo de aceitação nesse vídeo:montar ecommerce

Depois de aceitar que não é o fim do mundo e que SER DIFERENTE não é ruim é apenas SER DIFERENTE.

É entender que os métodos que existem para acolher “os normais”, “a média”, os “dentro do esperado” não atenderão o seu filho por que ele é COMPROVADAMENTE ESPECIAL.montar ecommerce

É assim que eu sinto hoje: eu ACEITO que TENHO UM FILHO ESPECIAL ou EXCEPCIONAL na sua forma mais literal do significado que a palavra especial nos traz:

ESPECIAL: ” Fora do comum, excelente, notável”

EXCEPCIONAL: ” Que é diferente; que não se apresenta igual a;

Que não é comum, ordinário, simples; incomum: talento excepcional; Num nível acima; melhor que os demais; excelente: inteligência excepcional.

Que não se encontra dentro dos padrões ou limites considerados normais.

“Assim enxergo meu filho nos dias de hoje, eu aceito; busco alternativas eficazes para que ele desenvolva; enxergo suas dificuldades mas enxergo o outro lado da dislexia e A BELEZA que existe nela.

Por que sim, toda necessidade vem acompanhada de uma facilidade e somente quando decidimos olhar para nossos filhos com aceitação, estamos disponíveis para enxergar O TODO.

Decidi dividir com você SIM tudo o que estamos passando não enxergando mais como uma “EXPOSIÇÃO” do meu filho. Mas enxergando o quanto o caso do meu filho pode ajudar outros filhos por aí.montar ecommerce

Eu falo mais sobre esse assunto no meu canal e deixarei aqui os demais vídeos:montar ecommerce

Nesse vídeo, falo sobre a solicitação de avaliação profissional pela escola e as intenções que a escola tem por trás da solicitação de avaliação escolar.montar ecommerce

O vídeo ao lado foi feito para auxiliar os pais sobre as formas de identificar a dislexia:montar ecommerce

Quando a criança tem uma “forma diferente de ser” a escola precisa estar preparada para lidar com essas diferenças para explorar o melhor potencial da criança.

Trata-la por muito tempo como “dentro do esperado” não é o que irá ajudar seu filho de fato.

Talvez seja confortável de ouvir isso quando você ainda está na fase de aceitação.

Eu entendo que seja mais tranquilo ouvir: “está dentro do esperado” do que “vamos fazer uma avaliação x, y ou z”.

O que eu quero que você entenda é que os primeiros anos da vida são preciosos para estimular o cérebro por que este ainda encontra-se “em construção”, vamos dizer assim. Está “maleável”, absorve tudo muito mais facilmente.

Quero dizer com isso que perder tempo é perder uma fase preciosa que pode não ser reparada depois.

É por isso que fui chamada de “ansiosa” pela escola antiga do meu filho; é por isso que eu tinha pressa (mesmo não querendo ouvir que precisaria sim de uma avaliação).

É isso que quando me dei conta de que meu filho não estava na escola correta para ele, fiz esse desabafo:montar ecommerce

Desde que começamos a vivenciar esse universo da Dislexia, eu venho atualizando o blog e meu canal com todo o conteúdo e informações que adquirimos com o passar do tempo. 

VEJA TAMBÉM:

Meu filho é disléxico. E agora????

Quais são os próximos passos?

Qual a melhor indicação para cuidar da dislexia e proporcionar as melhores ferramentas para o desenvolvimento da criança?

Você conhece a Associação Brasileira de Dislexia?

Sabe dos direitos do seu filho para um tratamento diferenciado e de acordo com as necessidades dele?

Conto detalhes nesse vídeo.

Conheça o Canal Milena Loguercio:

"Seu filho é seu SER MAIS PRECIOSO, e o que você tem feito para o futuro dele?"

Retorne para a página principal: