Milena Loguercio

ENTENDA E RESOLVA O MAU COMPORTAMENTO

O que você chama de “MAU COMPORTAMENTO”?

Costumamos chamar de comportamento ruim aquilo que de alguma maneira nos deixa: triste, contrariado, chateado, envergonhado, magoado…

Frequentemente, esse mau comportamento está associado a algo que não é socialmente adequado. Dentre os exemplos “na prática”, seriam comportamentos de chorar, bater, morder, gritar, chutar…

Você sabe quando você está gripado e tem febre, indisposição, coriza e outros sintomas que indicam essa gripe?

Associando ao comportamento infantil, o pacote: FEBRE, INDISPOSIÇÃO, CORIZA e DEMAIS SINTOMAS está para o pacote dos comportamentos infantil: BATER, CHUTAR, GRITAR, MORDER… Assim como a CAUSA = GRIPE está para o MOTIVO do MAU COMPORTAMENTO. Entende?

Quero dizer que sempre existe um motivo por trás do comportamento que a criança está apresentando e frequentemente está num sofrimento por alguma alteração emocional da criança.

A criança ainda não está madura o suficiente para lidar com as emocionais com as habilidades esperadas.

Se nós pararmos para pensar, nenhum sentimento apenas surge na criança, sem que nada tenha acontecido, mas é estimulado por algum acontecimento.

Alguns pais não entendem os motivos que fazem um comportamento aumentar quando na realidade as providências que estão tomando estão fazendo com o propósito de neutralizar determinado comportamento.

Vou dar um exemplo: Acompanhei a adaptação escolar de uma criança em que estava tudo ocorrendo super bem na escola, dentro do esperado. A criança mostrava-se feliz no ambiente escolar… Para minha surpresa, a mãe agendou uma reunião para dizer que o comportamento dessa criança, em casa, estava muito difícil desde que as aulas começara.

Explicou que mesmo tomando providências para que ele parasse de bater no irmão e fazer escândalos dentro de casa, o comportamento estava piorando.

VOCÊ TEM ALGUMA SUSPEITA DO MOTIVO PELO QUAL O COMPORTAMENTO INDESEJADO PIOROU?

Se voltarmos àquela analogia da gripe, eu te explicaria assim: a mãe não entendeu A CAUSA dos SINTOMAS. Foi resolver os sintomas com “remédio errado”, piorou o problema! Ou seja, voltamos para o nosso universo comportamental, os pais da criança não estava identificando os motivos que estavam fazendo com que o filho se comportasse da forma como estava se comportando.

Com a investigação, conseguimos perceber que essa criança estava com muita dificuldade em lidar com um “amiguinho chato” da sala de aula. Ele estava “engolindo” o que o amiguinho fazia para ele no dia a dia, sem apresentar nenhuma dificuldade na escola. Porém não estava lidando com a questão em si.

Levava isso para casa e lá extravasava, apresentando comportamentos não aceitos naquele ambiente familiar.

Lidar com os sentimentos e emoções é uma habilidade complexa até para o adulto, como costumo dizer. Pense no caso da criança.

Quando você consegue descobrir A CAUSA, você consegue ajudar o seu filho a LIDAR com o problema na fonte. “CORTAR O MAU PELA RAIZ” e pode SOLUCIONAR DE VEZ o problema.

Nesse caso, a mãe foi instruída em “ensinar alternativas” para seu filho lidar com o problema:

Ao trabalhar na CAUSA, o MAU COMPORTAMENTO dentro de casa foi solucionado.

Entenda que o COMPORTAMENTO é a PONTA DO ICEBERG, precisamos identificar aquilo que não estamos enxergando por que é lá que o trabalho precisa ser feito para que possamos MODIFICAR o repertório comportamental.

Tente associar o comportamento dessa criança com o seu universo. Quando você tem um dia MUITO DIFÍCIL no seu trabalho, por exemplo. Muito provavelmente, você sustenta ali, na pose toda a sua dificuldade. Não demonstra para seu chefe, cliente, fornecedor ou colega de trabalho.

Mas ao chegar em casa, você encontra seu marido/esposa, amiga, mãe… Alguém em quem você confia e pá! Desaba a chorar. Por que naquele ambiente você sente a confiança para SER VOCÊ, mostrar seu ponto fraco, sua dificuldade…

Não é diferente com a criança. Ela não se comporta pior por estar na sua presença. Mas por CONFIAR EM VOCÊ ela consegue SE EXPRESSAR MELHOR. A falta de habilidade tanto de comunicação como de lidar com sentimentos e emoções é que “traduzem” o desabafo em MAU COMPORTAMENTO. Por isso a importância de estarmos sempre atentos às causas.

PARA SE APROFUNDAR MAIS NESSE ASSUNTO, FIZ ALGUNS VÍDEOS PARA TE AJUDAR:

Qualquer dúvida, me escreva!

Muitos Beijos!!!