Milena Loguercio

COMO FACILITAR A ADAPTAÇÃO ESCOLAR

As aulas nem retornaram ainda, estamos no curso de férias, mas já me deparei com casos de crianças que apresentam ansiedade relacionada ao período de volta às aulas.

Infelizmente, é muito comum a criança apresentar ansiedade nessa fase. Por isso, deixarei registrada as orientações que passei para a mãe para caso seu filho esteja apresentando algo parecido, você também aplicar por que tenho certeza de que você ajudará muito seu pequeno nesse momento.

Voltar às aulas, ou no caso especial dessa criança que atendi hoje, iniciar a vida escolar numa nova instituição pode despertar uma série de emoções na criança.

Imagine você começando no seu novo emprego. Por mais que você tenha boas expectativas, o “novo” sempre causa aquele “frio na barriga”. Com a criança, não é diferente! Vários são os motivos que podem contribuir para a criança apresentar ansiedade:

Além de tudo que a criança sente que está “perdendo” no momento de ir ou de retornar à escola: dias gostosos de férias, praia, piscina, brincadeiras, casa de avós, overdose de papai e mamães, passeios fora de hora… enfim… Ela precisa trocar tudo por uma rotina mais rigorosa, atividades direcionadas, amigos novos… e nesse momento, a criança pode experimentar um aumento de ansiedade.

Fiquem atentos aos comportamentos dos seus filhos nessa fase, por que conforme costumo dizer, eles têm bastante dificuldade em verbalizar e costumam manifestar nos seus próprios comportamentos essa ansiedade. Notem se:

Lembre-se do que sempre falo por aqui: O COMPORTAMENTO INFANTIL É UMA DAS POSSÍVEIS LINGUAGENS DA CRIANÇAS: http://milenaloguercio.com.br/comportamento-infantil-e-uma-das-possiveis-linguagens-das-criancas/

Precisamos ficar alertas ao que eles demonstram e não somente ao que ele dizem!

Caso esteja acontecendo algo parecido com seu filho, algumas dicas que possam ajudar a reverter esse quadro são:

1- PROGRAME-SE PARA SAIR DE CASA COM CALMA, SEM PRESSA:

Estamos falando de ansiedade. Imagine você fazer tudo correndo, sair correndo, chegar na escola quase ou até mesmo atrasado, fazer a criança chegar no meio de uma aula já iniciada e ansiosa por que claro, ela sentiu toda essa energia da correria.

UMA ATIVIDADE PARA AUXILIAR NESSA ETAPA: Planeje o dia com antecedência. Caso seu filho estude no período da manhã, programe-se no dia anterior. Já deixe as roupas separadas, o lanche pré preparado, a mochila pronta; ou seja, tire tudo que é possível adiantar do seu caminho.

2- NÃO DEIXE DE LEVÁ-LO NA ESCOLA NESSE PERÍODO:

Alguns pais tendem a sentir muita dificuldade ao ver o “sofrimento” temporário do seu filho e acabam cedendo aos apelos de “não quero ir para escola”; “deixa eu faltar só hoje”, “quero ficar aqui com você”…

Quando você atende aos pedidos da criança, você acaba reforçando o comportamento “não ir à escola”, assim cada vez mais a criança aperfeiçoará os apelos para conseguir ficar em casa.

Agora vamos refletir: se a questão é a ansiedade que ela luta contra, imagine você quando há uma expectativa de “conseguir faltar hoje”. Ao invés de ajuda-la a diminuir a ansiedade, eu aumento proporcionalmente à expectativa.

Além disso, a falta de frequência acarreta numa série de outros problemas: a criança perde aquele momento onde todas elas estão ali com os mesmos questionamentos e dificultam a construção do vínculo professor/aluno.

UMA ATIVIDADE PARA AUXILIAR NESSA ETAPA: Sente com a criança, liste suas inseguranças, você pode escrevê-las para ele ou ele pode desenha-las. Depois disso, arrumem um destino para que elas desapareçam! Pode rasgar e jogar em um lugar combinado com a criança, podem queimar numa fogueira, podem colocar num cofrinho de trancar “para que nunca mais saiam daqui para te incomodar”. Faça algo que faça sentido para a criança expulsar o problema da vida dela.

3- FIQUE CERTA(O) DE QUE AS NECESSIDADES BÁSICAS DO SEU FILHO ESTÃO ATENDIDAS:

Lidar com tanta novidade é mais tranquilo quando não estão com sono, quando estão descansadas, quando não estão com fome.

Uma das possíveis reações de ansiedade é alteração da alimentação. Uma criança que está comendo pouco pode sentir-se de mau humor e aumentar ainda mais sua ansiedade.

Alguns dias antes do início das aulas (uma semana a 10 dias), recomece os horários que costuma praticar durante a época de aula. Coloque-o para dormir num período em que você tenha certeza de que ele acordará descansado.

Cada idade tem uma necessidade específica de sono, veja se a quantidade que seu filho está dormindo atende às necessidades para a idade dele.

4- DEIXE A ROTINA CLARA PARA SEU FILHO:

Hoje mesmo, durante o atendimento com a mãe, ela me falou: “mas eu tenho uma rotina bem certinha com ele”. Minha resposta para ela foi: “isso é excelente, parabéns! Só falta agora ele ter conhecimento dessa rotina”. Conhecendo a rotina, a criança sente-se mais segura.

Eu sempre digo que a criança ciente do próximo passo lida melhor com a ansiedade, inclusive ansiedade de separação por que dentro da rotina ela tem total convicção de que num certo momento seus pais irão busca-lo na escola.

Já falei sobre a importância da rotina para a criança: http://milenaloguercio.com.br/a-importancia-da-rotina-para-a-crianca/

UMA ATIVIDADE PARA AUXILIAR NESSA ETAPA: Construa junto com seu filho um “quadro de rotinas” para que ele possa visualizar seu dia a dia e diminuir a ansiedade. Para te ajudar, assista:

Já nesse vídeo, você entende os motivos pelos quais esse quadro facilita o dia a dia do seu filho: DÊ SENTIDO À ROTINA DO SEU FILHO E FACILITE SUA VIDA.

5- CASO SEU FILHO VERBALIZE SUAS DIFICULDADE, VALIDE SEUS SENTIMENTOS:

Sempre que a criança conseguir expor seus pensamentos, sentimentos ou até situações que aconteceram; não amenize a questão dizendo que “vai ficar tudo bem” ou algo parecido.

Escute-o, entenda o ponto de vista da criança, demonstre o quando você entende o que ela está sentindo e o quanto você já sentiu algo parecido naquela vez x, y ou z que você se recordará. Então, direcione-a para pensar estratégias de soluções para o que te contou.

6- CONVERSE COM A EQUIPE DOCENTE:

Assistir o filho com episódios desconfortáveis: apresentando ansiedade, sentindo medo de ir para a escola, chorando… Temos que concordar que não é nada confortável para os pais também.

É um momento delicado que tende a contagiar toda a família, a ponto de gerar insegurança inclusive nos pais:

Estar alinhado com a equipe escolar ajuda os pais não perderem suas convicções e seguirem confiantes de que a adaptação escolar pode ser mais difícil para algumas crianças do que para outras, porém trata-se de um período e tende a sanar.

7- DEMONSTRE CONVICÇÃO:

Sempre digo para os pais que entendo os seus sentimentos e o “coração partido”. E sério, entendo MESMO. Passei pela adaptação escolar 2 vezes. Nessa segunda vez, registrei tudo aqui então você poderá ver que não foi fácil para mim também: ADAPTAÇÃO ESCOLAR – SENTINDO NA PELE.

Embora não seja uma tarefa fácil, é necessário que sejamos firmes.

Lembra quando eu digo que “comportamento é uma das possíveis linguagens?” Acredite que seu filho pode ser um ótimo perito comportamental.

Sim, ele pesca as entrelinhas: a linguagem corporal, a aparente preocupação, frustração ou tristeza; mesmo que nas palavras você continue uma excelente motivadora. NÃO BASTA.

Controle a sua ansiedade, se aproxime da equipe, busque meios de se tranquiliza conhecendo mais sobre a rotina daquela escola, pedindo alguns trechos de vídeo, fotografia, converse com outras mães que já estavam naquela instituição, conheça o que elas pensam sobre a escola. Todas essas ações ajudarão na mudança de postura para facilitar a adaptação do seu filho.

Caso você esteja enfrentando muita dificuldade, me escreva! Será um prazer ajuda-la: Milenaloguercio

Muitos Beijos!!!