Milena Loguercio

Quer parto cesárea? Ficou mais difícil agora!

Você está grávida e pretende fazer o parto cesárea? Então você e seu médico já precisam começar a “pensar numa justificativa para o convênio”. Juro! Entrou em vigor hoje a nova regra de pagamento dos convênios para os hospitais e, não serão mais efetuados pagamentos de cesárea “sem nenhum motivo” para tal. Acredita?

A tentativa é justamente tentar reduzir o número de partos cesarianos que são executados no Brasil.

Agora, cá entre nós, na minha opinião, este não é o caminho mais apropriado. A postura de muitas mulheres já vêm mudando de uns tempos para cá. Hoje em dia, é muito mais comum ouvirmos de uma amiga que “tentará o parto normal, natural ou humanizado” do que ouvíamos há uns 10 anos atrás. Acredito eu, que já vem havendo uma mudança de postura social com relação à “escolha do parto” e, acredito eu, que deveria continuar nas mãos das mães escolherem de “qual maneira” preferem trazer seu filho ao mundo.

Fiz meu parto normal, amei, sempre indico o parto normal para quem me pergunta, mas não como uma pregação: “faça o parto normal por que é melhor”. Não! Acho que cada MÃE precisa ter a liberdade de escolher a melhor maneira para realizar a maternidade. Não acredito que a imposição seja a solução, assim como não acredito que essa medida seja a solução já que, muito facilmente, o médico que nos acompanha consegue criar vários blá, blá, blás para completar um relatório médico e “justificar a cesárea para o convênio”. Só irá aumentar o trabalho do profissional, mas não as impedirá de continuar ocorrendo.

Sou da opinião que, quando engravidamos, buscamos muitas informações a respeito de tudo o que envolve a maternidade, inclusive sobre o momento do parto e, são essas informações que nos farão optar por um parto X ou Y e não uma portaria, medida, regra, etc…

E você? O que pensa a respeito?

Muitos Beijos!!!