Milena Loguercio

PREVENÇÃO DO ZIKA VÍRUS

O avanço do Zika vírus está ocorrendo de forma preocupante. Eu recebi uma mensagem da minha médica, solicitando cuidados para prevenção desse vírus que vem aumentando e se espalhando pelo Brasil inteiro.

Ainda mais depois da “possível” relação dele com os casos de Microcefalia, para as gestantes, o conselho de prevenção é dobrado.

Para entender melhor sobre o Zika Vírus é só clicar no link: www.wikipedia.org/Zika por que hoje, quero falar com você sobre a prevenção.

Uma das dúvidas que as gestantes ficam com relação ao repelente é: POSSO ou NÃO posso utilizar. A resposta que minha médica me passou é a de que não só podemos como DEVEMOS utilizar o repelente.

Tanto o Zika Vírus como a Dengue são transmitidos pelo Aedes aegypti e ambos são prevenidos com o uso do repelente.

Levando em consideração a GRAVIDADE do problema, a prevenção deve ser a MAIS EFICIENTE POSSÍVEL. Os repelentes que foram recomendados pela minha médica fora:

Eu estou usando o primeiro, o Exposis

por que já havia comprado no início do ano para o meu filho ir para a escola e por que a duração da proteção dele é a maior, ou seja, você não precisa ficar lembrando de passar novamente a cada “X” horas.

Se você já está usando o repelente diariamente, só peço que revise as dicas de aplicação para obter o melhor resultado do produto. O site: Dermatologiaesaude.com.br, indicado pela minha G.O (ginecologista obstetra), aconselha que apliquemos da seguinte maneira:

O efeito dos repelentes se dá pelo “efeito de nuvem”, ou seja, após a aplicação o repelente evapora e forma uma “nuvem” de aproximadamente 4 cm em volta da pele que repele o inseto. Assim, não é recomendado usar o repelente por baixo das roupas, mas por cima dos tecidos e apenas na pele exposta (braços, colo, pernas, pés).

Pelo mesmo motivo, o repelente é o último produto a ser aplicado na pele. Primeiro usa-se hidratantes, filtros solares, maquiagem, e o repelente sempre por cima de tudo.

Evite aplicar perto de olhos, nariz e boca. Todos os repelentes podem irritar as mucosas.

Respeitar o intervalo para reaplicar o produto:

Obs: essas recomendações são baseadas nos produtos atualmente disponíveis e permitidos pela ANVISA no Brasil.

Muitos Beijos!!!