Milena Loguercio

DESENVOLVIMENTO SEMANAL DA GRAVIDEZ

Antes deles saírem lindos e prontinhos, para o nosso abraço, eles passam por um longo (e mágico, na minha opinião) processo, dentro de nós. Como ando bastante interessada neste assunto, venho lendo e pesquisando muitas coisas, então, quis dividir com vocês o que acho fantástico:

SEMANA 1

É impossível saber a data exata da concepção do bebê. Os especialistas ainda não possuem uma forma de dizer qual o exato momento em que o espermatozóide perfurou o óvulo. Assim, calculamos uma gravidez de 40 semanas, levando em consideração da data da última menstruação (DUM), por que nos dará uma data mais exata com relação ao nascimento do bebê.

Se você já fez seu teste+de+gravidez e pôde ver 02 risquinhos, você está mais adiantada, já pode pular para a semana 04, no mínimo!

SEMANA 2:

O bebê ainda não existe, mas este é o momento da ovulação. Seu ovário libera um óvulo maduro, em sua trompa de Falópio, onde aguardará, pacientemente, o esperma que sobreviver a caminhada de 15 a 20 centímetros, através do seu colo e útero. Enquanto até 900 milhões de espermatozóides embarcam nesta viagem, apena 01 nadador terá a honra de penetrar o óvulo, no momento da concepção.

SEMANA 3:

Por incrível que pareça, o sexo do seu filho e todas as suas características genéticas hereditárias: cor dos olhos, cabelo, pele, tipo de corpo.

Seu bebê em crescimento, agora chamado zigoto, possui 46 cromossomos, 23 seus e 23 do seu parceiro. Esses cromossomos ajudam a determinar todas as características físicas, de personalidade e inteligência do bebê.

Após a fecundação, a bola de células (agora chamada de embrião) vai encerrar sua jornada através da trompa de Falópio e enterrar-se na parede o útero para nutrição. Chamamos este processo de implantação.

SEMANA 4:

Seu embrião pode ser minúsculo, mas confie, algo de MUITO importante está ocorrendo neste período, no qual o embrião dividi-se em 02 partes. Uma parte se tornará a placenta (um tecido especial que fornece todos os nutrientes e oxigênio ao bebê, durante toda a gravidez). Na outra metade, o próprio embrião continuará o seu desenvolvimento e, inclusive, uma parte das células já estão iniciando a formação do tudo neural, onde o cérebro e a medula espinhal do bebê acabarão de se formar.

SEMANA 5:

Nesta semana, inicia-se o batimento do coração do bebê! Mas, não é possível ouvi-lo no ultrassom, ainda.

O embrião tem agora, 03 camadas distintas: ectoderma exterior; que vai formar o sistema nervoso, orelhas, olhos , ouvido interno e muitos tecidos conjuntivos ; endoderme ou camada interna , que irá crescer em órgãos internos como os pulmões , intestinos e da bexiga ; e da mesoderme meio, o que acabará por abrir caminho para o coração e o sistema circulatório. Nas próximas semanas , o mesoderme também irá evoluir para ossos, músculos , rins e órgãos reprodutivos.

SEMANA 6:

Até o final desta semana o seu bebé terá triplicado em tamanho! Seu coração está batendo agora com um ritmo regular. Ainda é muito fraca para ser captado pelo estetoscópio do seu médico , mas se você tem um ultra-som em algum ponto ao longo das próximas semanas provavelmente será visível como uma pequena , pulsando ponto no meio do seu mini- corpo. Curiosidade: A partir de agora até o nascimento , o coração do seu filho vai bater cerca de 150 vezes por minuto – o dobro da taxa média adulto . Também nesta semana os hemisférios do cérebro do seu bebê estão se formando – e as ondas cerebrais podem ser gravadas, agora.

SEMANA 7:

Seu bebê já está desenvolvendo características faciais distintas. Manchas escuras começam a marcar onde os olhos e narinas se desenvolverão, assim como inicia-se a formação da boca e ouvidos.

O cérebro também começa a se desenvolver de forma mais complexa. Se fosse possível dar uma espiada, veríamos seu desenvolvimento, claramente, dentro de um crânio transparente.

O bebê começou a fazer movimentos bruscos, dentro da barriga, embora ainda não possamos sentir. Os movimentos poderão ser sentidos, provavelmente, por volta da 18ª semana.

SEMANA 8:

O crescimento do bebê mantém um rítmo muito alto, nas últimas duas semanas , ele quadruplicou de tamanho. Com o crescimento, suas características faciais delicadas estão se tornando mais refinada, com suas orelhas , lábio superior e a ponta de seu nariz pequenininho tudo claramente visível. Suas pálpebras também vai tomar forma pela primeira vez esta semana e seu coração está crescendo mais forte a cada dia.

SEMANA 9:

Mesmo que você ainda tenha que esperar mais oito semanas para descobrir se o seu novo amor será um menino ou uma menina, esta semana, os órgãos reprodutivos estão começando a se formar, juntamente com alguns outros órgãos importantes como o pâncreas e vesícula biliar. Neste ponto o seu bebê dobrou de tamanho e sua cabeça é cerca de metade do comprimento de seu corpo inteiro e encontra-se dobrada para baixo em direção a seu peito. Seus dedos minúsculos estão crescendo mais, e as extremidades são ligeiramente alargada agora – este é o lugar onde essas impressões digitais únicas se formará.

SEMANA 10:

Até agora o seu bebê foi classificado como um embrião, mas até o final desta semana , ele será um feto e muitas mudanças estão a caminho. Mãos e pés iniciarão o desenvolvimento dos dedos; os ossos começam a endurecer e seus rins agora começam a produzir urina. O mais impressionante ? Neste ponto, o cérebro do seu bebê está desenvolvendo cerca de 250.000 neurônios a cada minuto! O final do estágio embrionário também marca um ponto de viragem para os perigos de desenvolvimento – seu bebê é muito menos sensível, agora.

SEMANA 11:

Você sabia que seu bebê pode respirar debaixo d’água? Ele está fazendo isso agora. Nas semanas 10 e 11  o feto vai começar a inalar e exalar pequenas quantidades de líquido amniótico, o que ajuda os pulmões do bebê a crescer e se desenvolver. Também nesta semana, os ouvidos do seu bebê estão indo para os lados de sua cabeça. A cabeça do bebê ainda é desproporcionalmente grande em comparação com o resto do seu corpo.

SEMANA 12:

Seu bebê está ele está bastante ocupado alongando e chutando, rs. Quando você coloca sua mão na barriga , o bebê provavelmente vai mexer em resposta porque seus reflexos estão começando a desenvolver-se, embora seja muito cedo para sentir os movimentos . Ele também vai começar a abrir e fechar os dedos e flexionar os dedos dos pés.

SEMANA 13:

Seu bebê está constantemente ficando maior e mais bonito , e seu rosto está olhando mais semelhante à humana todos os dias. Suas orelhas se mudaram para cima de seu pescoço no lugar e seus olhos – que estão olhando cada vez mais como o seu baby blues (ou marrons, ou verdes ) – mudaram-se a partir dos lados da cabeça para a frente do rosto. Até agora, sua cabeça foi ultrapassando seu corpo, mas agora seu corpo está crescendo mais rápido . Suas pernas ainda precisa crescer mais , mas esta semana os braços irá prolongar a ser proporcionais com seu corpo, e ele vai ser capaz de enfiar o polegar na boca . Também por agora, todos os órgãos e sistemas essenciais do seu bebê ter se formado.

SEMANA 14:

O lábio superior do seu bebê está completamente formado e seus reflexos de sucção são constantes e estão se tornando mais completos. Se você está grávida de um menino, a próstata está se formando, e se você está tendo uma menina, seus ovários estão se movendo para baixo em sua pélvis.

SEMANA 15:

Lanugo: aqueles pelinhos curtos, ultrafinos cobre as costas , ombros , orelhas e testa. Ele o ajuda a reter o calor do corpo, mas uma vez que ele ganha gordura suficiente para fazer o trabalho, esse cabelo tende a cair, provavelmente, antes do nascimento. As expressões faciais são o mais novo truque do seu bebê – ele pode franzir a testa, ficar estrábico, fazer careta e estremecer . Não se preocupe – ele só está flexionando seus músculos faciais , não indica o seu humor.

SEMANA 16:

O delicado esqueleto do seu bebê continua a endurecer a partir de cartilagem da borracha ao osso. Mesmo assim, seus ossos permanecerão um pouco flexíveis para uma viagem mais fácil pelo canal do parto. O cordão umbilical amadureceu completamente com uma veia e duas artérias que estão protegidos por geleia de Wharton (uma substância espessa que faz com ele possa se ​​mover livremente em torno de seu bebê). Se você está esperando uma menina, centenas de milhares de ovos estão se formando em seus ovários esta semana – seus futuros netos !

SEMANA 17:

Finalmente, seu bebê possui braços, pernas e tronco em tamanho proporcional à sua cabeça. A gordura corporal é depositada sob sua pele e glândulas sudoríparas começam a se desenvolver. A placenta é quase tão grande quanto o seu bebê. Ela proporciona vitaminas, minerais, proteínas , gorduras e oxigênio, juntamente com a remoção de resíduos e filtra o dióxido de carbono.

SEMANA 18:

Você e seu parceiro falam com o bebê? Bem, com os ossos e nervos em seus ouvidos agora desenvolvidos o suficiente para função, ele pode ouvir todos os tipos de sons – incluindo sangue correndo através do cordão umbilical, sua barriga roncando e seu batimento cardíaco. Na verdade, ruídos repentinos ou altos podem assustá-lo. Vá em frente e cante, conte histórias ou coloque músicas ele. Mesmo que seu bebê não entenda o que são esses sons, eventualmente ele reconhecerá a sua voz melhor do que qualquer outra coisa.

SEMANA 19:

Vérnix caseosa começa a revestir a pele do bebê (Saiba o que é Vérnix Caseosa). O revestimento branco do tipo queijo gorduroso ajuda a regular a temperatura do corpo e protege a pele do seu bebê enquanto ele está submerso no líquido amniótico. No momento em que o bebê nasce, a maior parte do vérnix já terá se diluído. Os batimentos cardíacos do bebê estão mais forte e é cerca de duas vezes mais rápido que o seu.

SEMANA 20:

Com seus membros bem desenvolvidos continuam a explorar flexionando e chutando. E como seus cabelos, unhas e sobrancelhas continuam a crescer, o feto está ficando dia após dia mais parecido com a mãe ou pai.

SEMANA 21:

É provavelmente  que seu bebê comece a crescer mais rápido porque o seu estômago está equipado para começar a absorver os nutrientes que aumentam a energia, no líquido amniótico que ele está engolindo. A maioria de alimentação do bebê ainda está vindo diretamente da placenta, no entanto.

SEMANA 22:

Até então, era possível ver através da pele do seu bebê, mas isso acabou, agora se tornou opaca. No entanto, ele permanecerá enrugado, vermelho, e coberto de vérnix até que mais gordura faça essa proteção. Também nesta semana, ele está afinando seu senso de toque (graças ao amadurecimento das células cerebrais e terminações nervosas). Seu bebê pode experimentar com estas novas habilidades sentir seu rosto ou qualquer outra coisa que ele toque. Esta semana, as sobrancelhas começam a crescer e cabelo vai começar a nascer no couro cabeludo, mas isso varia – seu bebé pode nascer com bastante cabelo ou pode chegar no mundo, careca.

SEMANA 23:

Milhares de milhões de células cerebrais vão desenvolver no cérebro de seu bebê durante as próximas semanas. Estas irão controlar todos os movimentos do bebê e funções sensoriais como a respiração. A essa altura, algumas das principais mudanças estão acontecendo com seus pulmões. O surfactante está a ser produzido, uma substância que permite que o ar para infle para expandir totalmente os pulmões. Neste momento ele ainda está respirando líquido amniótico, mas quando ele nascer ele estará pronto para o ar.

SEMANA 24:

Você pode notar que seu bebê está muito ocupado durante as próximas semanas. Ele ainda é pequeno o suficiente para ter abundância de espaço e se mover livremente em sua barriga. Já pode até responder à sua voz suave ou a “cutucões” na sua barriga para se acalmar (rs); sons altos em sua barriga podem torna-lo em alerta. Também, porque o ouvido interno de controle de equilíbrio está desenvolvido. É possível detectar se o bebê está de cabeça para baixo ou para cima.

SEMANA 25:

A primeira evacuação do seu bebê vem se formando no intestino grosso. O cocô escuro é chamado de mecônio e é normalmente excretado pouco depois do nascimento. Ocasionalmente, bebês podem acabar por ingerir esse mecônio, o que significa que deve ser aspirado após o nascimento para a limpeza dos pulmões.

SEMANA 26:

Seu bebê se estabeleceu em um padrão de sono-vigília distintos. Você pode perceber que às vezes ele está muito ativo e chutando e outras vezes ele dorme. Se você tiver sorte, esses padrões se aproximarão dos seus.

SEMANA 27:

Seu bebê vai soluçar de vez em quando durante várias semanas, e agora você pode realmente sentir estes soluços que são acionados pelos movimentos involuntários de seu diafragma. ( Em adultos, isto é acontece por conta do fechamento rápido de nossas cordas vocais). Mas como a traqueia do seu bebê está preenchida com fluido ao invés de ar, seus soluços fetais não produzem sons. Eles farão sua barriga saltar!

SEMANA 28:

Até agora, as pálpebras do bebê estavam fechadas, mas esta semana ele vai começar a abrir e fechar os olhos. Além do mais, sua íris agora possui pigmento. Mesmo se você pudesse espiar a cor dos olhos agora, pode ser que ele não permaneça dessa cor. Os olhos de um bebê podem alterar até 6 meses a 1 ano de idade.

SEMANA 29:

Seu bebê está ficando mais forte a cada minuto. Esta semana, ele empurra, dá pontapés, e as cambalhotas, provavelmente, irão ocorrer com mais freqüência e com mais força. Portanto, não se surpreenda se você se sentir um golpe de caratê extra-forte! Ao mesmo tempo, a parte do cérebro do bebê associado com inteligência e personalidade torna-se muito mais complexa. 

SEMANA 30:

Deste ponto em diante o seu bebê vai ganhar cerca de 225 gramas por semana para preencher além de suas bochechas rechonchudas. Agora que todos os seus principais sistemas do corpo estão no lugar e funcionando, ele precisa de gordura para proteger e isolar os seus órgãos. Seu tecido adiposo também ajudará a regular a sua temperatura corporal após o nascimento e fornecer a energia que ele precisa. Você pode notar uma diminuição dos seus movimentos – está ficando mais difícil para ele se movimentar. Mas se você não está sentindo nenhum pontapé ocasional, informe o médico.

SEMANA 31:

Seu bebê está ganhando mais peso do que a altura, neste momento. Ele está agora em posição fetal, na qual ficará até o nascimento. Grávida de um menino? Seus testículos estão se movendo através da virilha em seu caminho para o escroto. E se você está grávida de uma menina, o clitóris já está relativamente, formado.

SEMANA 32:

Uma pequena tentativa de adivinhar o que você pode estar pensando “Quero que o bebê chegue logo”. Enquanto isso, aposto que o médico torce para que ele permaneça aí por mais algum tempo. Mas, você pode respirar aliviada por saber que esta semana tem um marco muito importante. Quase todos os bebês nascidos nesta fase ou mais tarde sobrevivem e passam a ter uma vida normal, muito saudável. Por esta altura todos os seus principais órgãos estão em pleno funcionamento, exceto os pulmões, que precisam de um pouco mais de tempo para amadurecer completamente.

SEMANA 33:

Seu bebê não tem muito espaço de manobra, atualmente. E, felizmente , isso provavelmente vai significar menos cotoveladas nas costelas para você. Como o espaço em seu útero está se esgotando, o bebê torna-se menos ativo neste momento da gravidez. Você também pode perceber que seus movimentos são parte de uma rotina diária: quando você come, a posição que você está e sons do mundo exterior podem afetar o nível de atividade do seu bebê.

SEMANA 34:

Seu bebê está se preparando para sua chegada em poucas semanas! Esta semana, o vérnix de proteção começa a engrossar, garantindo que sua pele permaneça lisa e bem hidratada no dia do seu nascimento. Pode ser que ele chegue ainda coberto com alguns pontos desse vérnix, especialmente nas dobras dos braços, atrás das orelhas e na região da virilha. Mas tudo vai ser retirado logo após o nascimento – no seu primeiro banho.

SEMANA 35:

Neste ponto, o feto deve ser posicionado com a cabeça virada para baixo na direção do colo do útero e vagina. Cerca de 97% dos bebês têm adotado essa posição; o resto permanece no que é conhecido como posição pélvica – quando o bumbum ou pés estão posicionados para sair primeiro. Se seu bebê estiver entre essa minoria, aumenta sua chance de cesárea, mas há uma boa chance do próprio médico vira-lo, manualmente, pressionando sua barriga, este processo tem uma taxa de sucesso de 65%.

SEMANA 36:

Seu bebê está trabalhando duro para acumular toda a gordura que pode, neste momento. Este acúmulo de gordura – cerca de 15% do seu peso total – vai ajudá-lo a manter a temperatura do corpo e dar-lhe energia. Seus músculos de sucção, que são bastante poderoso, também terminam seu desenvolvimento e está pronto para a sua primeira alimentação verdadeira.

SEMANA 37:

O cordão umbilical começa a passar anticorpos para o seu bebê em preparação para o parto. Seu bebê está se preparando para doenças e germes que ele vai encontrar fora do útero. Sentidos do seu bebê também estão se aprimorando. Ele pode ouvir e reconhecer a sua voz. Uma vez que ele nasce, você vai ser capaz de vê-lo virar a cabeça em sua direção quando ele te ouvir. Ele sabe que é sua mãe! Junto com sua audição, sua visão está melhorando a cada dia. Seus dedos também estão se tornando mais coordenados. Ele pode agarrar seu rosto ou dedos dos pés. Após o nascimento, ele será capaz de agarrar o seu dedo.

SEMANA 38:

Seu bebê está desfrutando de seus últimos momentos no conforto de seu ventre. No entanto, se ele nascesse hoje, ainda seria considerado um recém-nascido a termo. Seu cérebro – encarregado de trabalhos complicados como regular a respiração, digestão e circulação – está funcionando melhor a cada dia. Os bebês são considerados “a termo” entre 38 e 42 semanas. As 40 semanas de gestação marcam uma média.

SEMANA 39:

Seu bebê provavelmente alcançou seu peso de nascimento tipicamente entre 2,7 kg e 4 kg e comprimento de 45cm a 55cm da cabeça aos pés. Ele está acumulando gordura corporal suficiente para ficar confortável depois do nascimento e sua placenta continua a fornecer-lhe nutrientes e anticorpos que irão ajudar a afastar doenças. Se você pudesse dar uma espiada nos momentos finais do seu bebê antes do nascimento, você veria que sua cabeça está para baixo em direção a sua pélvis (na maioria das vezes). Junto com espiar a posição do corpo do seu bebê, se você pudesse ver sua cabeça, você perceberia que ele está  de frente para a coluna, que é a posição mais comum (chamado apresentação anterior). Mas, às vezes, bebês mesmo de cabeça para baixo, voltado para seu abdômen. Isto é chamado de posterior occipital cefálica. Seu bebê pode inclinar-se ligeiramente para um lado ou outro.

SEMANA 40:

Quando seu bebê chegar, ele será avaliado e classificado ( zero a dois pontos cada) sobre os seguintes fatores: atividade e tônus ​​muscular, pulso (freqüência cardíaca), resposta de careta (clinicamente conhecido como “irritabilidade reflexa”), aparência (coloração da pele) e respiração (taxa de respiração e de esforço). Essas notas determinam o índice de Apgar do bebê – uma medida inicial de sua saúde. A maioria dos bebês saudáveis ​​têm um Apgar entre sete e nove (alguns bebês chegam a 10).

SEMANA 41:

Não se assuste se o bebê não é exatamente tão bonito como você imaginava que seria. O parto normal tende a deformar, temporariamente, a cabeça de bebê e olhos, normalmente, nascem inchados. Além disso, provavelmente, ele estará revestido com vérnix caseosa, mas a maior parte dele será retirado durante o primeiro banho. Demora algumas semanas para o recém-nascido obter as adoráveis bochechas e a aparência desinchada.

SEMANA 42:

Você provavelmente está se perguntando o que este teimosinho poderia ainda estar fazendo em seu ventre! O mais provável é que ele está feliz ainda se movendo em sua barriga, e você deve manter a contagem de pontapés fetais para ter certeza. Também é provável maior ganho de peso, o que significa que você pode estar dando à luz um bebê maior.

Para finalizar, acompanhe o vídeo (do Youtube) do corpo da mulher, conforme o desenvolvimento do bebê, muito interessante:

 

 

(Fotos foram retiradas do site http://www.parents.com/ e as informações de uma junção de livros que estou lendo + o app http://brasil.babycenter.com/ )

Muitos Beijos!!!