Milena Loguercio

COMO CUIDAR DA SUA ANSIEDADE PARA ENGRAVIDAR

Nós sabemos que a ANSIEDADE é a grande vilã de casais que estão tentando engravidar há algum tempo, sem sucesso.

Por isso, hoje, quero trazer algumas sugestões de como fazer para controlar a sua ansiedade:

1 – ATIVIDADE FÍSICA:

Podemos recorrer, primeiramente, a métodos físicos, que trazer consequência positiva direta neste controle:

YOGA pode ser uma boa alternativa neste momento já que, ajuda a mulher a tomar consciência do seu corpo e mente. Chega a trabalhar até a espiritualidade, num grau mais elevado.

Exercícios que envolvem o controle da respiração são extremamente importantes para pessoas que tem a ansiedade muito aflorada.

2 – ESTRATÉGIAS PSICOLÓGICAS:

Quando trabalhamos com um paciente em psicoterapia que esteja enfrentando uma ansiedade pontual, ou até mesmo algum tipo de transtorno de ansiedade, existem técnicas que podem ajudar esta pessoa a “contornar momentos difíceis”.

A-) AVALIAÇÃO DA PROBABILIDADE DA AMEAÇA SER REAL:

Quando uma pessoa passa por um momento de crise de ansiedade, aquilo é visto como uma verdadeira CATÁSTROFE, mesmo que haja uma grande possibilidade daquilo que a pessoa “tanto teme” NUNCA ACONTEÇA.

Busque na sua memória e faça um balanço de alguns momentos em que você idealizou algo dando completamente errado e, no final das contas, nada aconteceu.

A ansiedade tem o seu “gatilho” na antecipação de um resultado RUIM, NEGATIVO. Normalmente, quando fazemos essa antecipação, estamos colocando em prática uma DISTORÇÃO DO PENSAMENTO. Por isso a importância de AVALIAR A PROBABILIDADE DO EVENTO TORNAR-SE REAL.

Sempre peço para a pessoa fazer questões, para si mesma, e respondê-las, a fim de certificar-se daquilo ser verdadeiro ou falso.

No caso de um casal que está tentando engravidar, por exemplo, as questões podem ser por este caminho:

“Eu tenho algum problema constatado em exames que justifiquem que não possamos ter filhos?”

“Meu parceiro tem algum problema constatado em exames que justifiquem que não possamos ter filhos?”

“De acordo com o profissional, médico, está preocupante a nossa situação?”

“Há quanto tempo estamos tentando engravidar?”

“Esse meu MEDO tem uma justificativa plausível?”

E por aí vai… É somente para que você entenda o “tipo” de perguntas que precisa fazer para si mesma e respondê-las a fim de se conscientizar do que está ocorrendo DE FATO.

B-) RESPIRAÇÕES E RELAXAMENTO:

Podemos diminuir a tensão com os músculos relaxados. Para adaptar-se, pratique o relaxamento em situações em que você não esteja com o pensamento ligado ao problema que desperta a ansiedade. Com o treino deste exercício em momentos de tranquilidade, fica muito mais fácil coloca-lo em prática nos momentos de estresse.

A respiração profunda é uma arma extremamente poderosa e menosprezada por nós. O famoso “contar até 10” nada mais é do que um “dito popular” para dar a chance da pessoa respirar e acalmar.

RESPIRAÇÃO aliada ao RELAXAMENTO promovem sensações de leveza, tranquilidade, descontração e clareza de pensamento.

3-) PSICOTERAPIA:

Receber um acompanhamento psicoterapêutico semanal, pode ser um importante aliado, principalmente, neste momento.

Dividir os seus MEDOS, se auto-observar, elaborar seus pensamentos, expressar suas dores… São formas de trabalhar este momento, diminuindo o estresse gerado pela ansiedade.

Claro que existem outros métodos e, de verdade, eu acredito que tudo o que traga TRANQUILIDADE a você e ao seu parceiro, ajudará na conquista deste objetivo.

Muitos Beijos!!!