Milena Loguercio

05 ITENS QUE PODEM TE DESEQUILIBRAR NO PÓS PARTO

Então! O que dizer…

Fácil??? Mentira! Nunca deve ser! São muitas coisas envolvidas, né? Listei aqui algumas das que me chamaram mais a atenção nessa fase:

1-) HORMÔNIOS:

Totalmente descompensados! Claro, tudo o que nosso organismo mobilizou para formar um novo ser, agora precisa mobilizar para devolver nosso corpo para nós, além de produzir o alimento deste novo ser!

2-) CORPO TOTALMENTE FORA DO LUGAR E BEM LONGE DE NOS AGRADAR:

O bebê sai e deixa uma verdadeira bagunça, essa é que é a realidade! Além das gordurinhas extras que adquirimos, o inchaço, os seios em adaptação com a amamentação, as cólicas do útero que agora contrai para retornar ao seu tamanho de origem…

Lembro da minha mãe me perguntando: “Você está de cinta?”

E de responder: “Ah não, hoje não, é menstruação que não acaba mais, leite vazando, morrendo de calor e ainda cinta apertando!”

Me dei folga da cinta neste dia!

3-) SANGUE QUE NÃO ACABA MAIS:

Parece que depois que o bebê nasce, menstruamos pelos 09 meses em que ficamos sem menstruar!!! kkkkkkkk

Mas a verdade é que o nosso útero está contraindo para voltar ao tamanho normal. Chega até dar cólica logo que começamos a amamentar.

4-) ADAPTAÇÃO À AMAMENTAÇÃO:

“Milena, você gosta de amamentar?”

EU AMO!

“Foi fácil desde início”

NÃO!

Talvez devesse ser algo totalmente instintivo e pronto. Nasce o bebê e não nos resta outra alternativa além de uma amamentação bem sucedida. Mas nem sempre é assim que ocorre e principalmente nos primeiros dias, definitivamente, não é assim que ocorre. Tem momentos em que nossa cabeça diz: “sim, claro que quero amamentar”, mas nossos mamilos dizem: “NÃO, socorrooooo, tenha dó de mim”.

Por que dói, é bem dolorido e não é só o mamilo que dói, o seio dói muito também, fica muito cheio, formam nódulos, por vezes eu quis a minha mãe!!!

É que vale muito a pena (para quem quer e está conseguindo amamentar) insistir nessa fase já que fica muito prazeroso após a fase de dor.

Sobre este tema, fiz um post há tempos atrás que vale a pena dar uma olhadinha:

DICAS PARA UMA AMAMENTAÇÃO BEM SUCEDIDA

5-) PENSAMENTOS NEGATIVOS E OUTRAS QUESTÕES PSICOLÓGICAS:

Não sei se você está passando por isso, mas com os itens citados acima e mais uma porção de afazeres que invadem nossa vida, literalmente, de uma hora para outra, tem mulheres que enfrentam dificuldade de “se encontrar” em meio a toda essa bagunça fisiológica + psicológica e acaba ficando, realmente, com depressão.

É muito comum o índice de depressão pós parto, infelizmente. Muitas vezes, não chegamos a ficar de fato com depressão porém não estamos livres de pensamentos que nos deixem tristes, chateadas ou até mesmo irritadas nessa fase.

Costumo dizer que é importante encontrar pessoas que estejam passando por isso para desabafar, sabe?

Só o fato de ouvir pessoas passando pela mesma situação costuma aliviar. Não por ver que o outro está sofrendo, mas por ver que não somos somente nós que estamos passando por esta fase e nos conscientizarmos de que é natural, é uma fase, vai passar.

Estou deixando um vídeo aqui que fiz no meu primeiro puerpério:

Agora, no vídeo abaixo, deixo a minha experiência atual e a minha torcida para que você também foque no LADO FELIZ dessa fase!!!

Qualquer coisa, sobre aquele desabafo que comentei, conte comigo!!!

Muitos Beijos!!!