Milena Loguercio

05 DICAS PARA QUEM QUER ENGRAVIDAR

Tenho uma nítida lembrança de um momento, há uns 4 anos atrás, quando estive com uma ginecologista que me disse, de uma forma nada sutil:

“As mulheres estão programando os calendários da maternidade como programam uma viagem, não é assim que funciona”.

Na hora, encarei de uma forma nada agradável. Não gostei do jeito dela e nunca mais voltei.

Isso foi dito a mim, após a constatação de “Ovários Policísticos” e, de acordo com a médica em questão, não adiantaria “programar muito” a gravidez, já que eu poderia levar até 02 anos para conseguir engravidar.

No dia, saí do consultório arrasada. Liguei para minha mãe no mesmo momento. Contei, chateada, o que eu acabara de ouvir e ela me pediu que ficasse tranquila por que ela tinha o mesmo diagnóstico e, no entanto, tivera 03 filhos.

Desliguei com uma sensação de “ufa, é possível” e, dali há 02 dias, eu estava grávida!

Acredito eu que, com esse diagnóstico na minha frente, coloquei em mente que não engravidaria tão cedo e relaxei. PIMBA! “Bem vindo, Felipe”.

Fiz uma lista com alguns itens que acredito que, se modificados, facilitam o processo de engravidar:

1- CUIDE DA SUA ANSIEDADE:

A primeira coisa que acredito que uma mulher precise fazer quando quer engravidar, é “driblar o cérebro”, controlar a ansiedade e expectativa.

Uma vez, uma amiga me contou que, tentando engravidar há uns 05 meses, chegou na ginecologista e pediu exames mais profundos para descobrir se o casal tinha algum problema de infertilidade. Disse que a resposta da ginecologista foi: “já investiguei, vocês estão muito saudáveis, vão transar!” (rsrsrsrsrsrsrs… médica legal! )

Cuidado com essa busca maluca por algo para “ontem”. Fazer na posição X; permanecer na posição Y, após o sexo… Não precisa nada disso quando seu médico te diz que “está tudo bem com seus exames”. O que você precisa é de: CALMA.

Veja algumas estratégias, neste post: www.milenaloguercio.com.br/como-cuidar-da-sua-ansiedade-para-engravidar

2- COMO ESTÁ A SUA ALIMENTAÇÃO?

Uma alimentação saudável tende a favorecer este momento. Ideal que ela contenha frutas e legumes.

Com uma boa alimentação, todo o organismo funciona melhor, ou seja, mais benefícios para quem quer engravidar.

3- VISITAR SEU MÉDICO GINECOLOGISTA

Com seu médico sabendo das suas intenções, ele pedirá um bateria de exames para que você se tranquilize para engravidar, caso todos estejam dentro do esperado; ou, para que você possa fazer as devidas intervenções e obter o sucesso no seu objetivo.

4 – “NAMORAR” (como diz minha médica!) NO PERÍODO CERTO

Descobrir o período de ovulação e ter relações nos dias prováveis aumentam suas chances de sucesso.

Uma forma de controlar corretamente este período é a famosa “tabelinha”.

Você pode usar também, a calculadora de ovulação do site babycenter.

5-) NÃO ESQUEÇA DO ÁCIDO FÓLICO

Para todas as mulheres que estão tentando engravidar, uma dica bacana é tomar ácido fólico, diariamente. O ácido fólico é importantíssimo para a formação do bebê.

Um complexo de vitamina B encontrado em alguns alimentos como folhas verde-escuras: Couve, Agrião, Espinafre, brócolis, etc… Que, na sua ausência, podem acarretar em problemas na formação do tudo neural do bebê.

Como não comemos esses alimentos “todos os dias”, os médicos nos recomendam complementar. Já que você está na tentativa de engravidar, aconselho que comece a tomar agora!

Boa sorte!!!

Muitos beijos!!!