DIÁRIO DE VIAGEM #15 – LISBOA – PORTUGAL

Chegamos em Lisboa no dia anterior, a noite; como mostrei no meu post anterior.

Iniciamos o tour por Lisboa pelo Mosteiro dos Jerónimos que me deixou impressionada de tão lindo!

Desde 1907 o mosteiro foi classificado como monumento nacional. E desde 1983 como Patrimônio da Unesco, junto com a Torre de Belém.

Desde 1907 o mosteiro foi classificado como monumento nacional. E desde 1983 como Patrimônio da Unesco, junto com a Torre de Belém.

Ele é tão lindo que, em 2007, foi considerado como uma das Sete Maravilhas de Portugal. Não é para menos, que construção imponente e suntuosa!

Iniciamos nossa visita pela igreja, gigantesca por sinal. Em formato de cruz, com 30 metros de largura, levou cerca de 1 século (pensa!) para ser construída. As colunas da igreja pareciam intermináveis.

Uma das igrejas mais importantes da Europa, onde foram sepultados 2 das maiores personalidades Portuguesas: Vasco da Gama e Luís Vaz de Camões.

Como brinquei enquanto passeava por lá, como é gostoso estudar história dessa maneira, relembrei aulas, li coisas que desconhecia, voltei cheia de bagagem cultural. Como amo de viajar!

Depois de visitar e nos impressionarmos com a igreja, fomos nos impressionar ainda mais com o Claustro do Mosteiro:

Um local que era usado pelos monges para oração e meditação, me transmitiu paz realmente. No vlog (final do post), você poderá ver tudo com mais detalhes e perceber o quanto eu fiquei impressionada.

Passeamos pelos 2 andares, é possível ver bastante coisa, já que são pouquíssimas salas com acesso restrito.

Fiquei tão maravilhada com o lugar, que desci o dedo na câmera! Uma coleção de fotos do mesmo lugar para guardar no coração! Rs

Na ala Norte, no andar inferior do mosteiro, encontra-se o túmulo de Fernando Pessoa.

Até o refeitório do Mosteiro é possível visitar:

Revestido com azulejos de 1780 abaixo de um cordão de pedra, representando cenas do antigo e do novo testamento: o milagre da multiplicação dos pães e dos peixes e imagens da vida de São José do Egito.

Hoje em dia, esse espaço é alugado para eventos.

Depois de sair do Mosteiro dos Jerónimos, almoçamos num restaurante por ali mesmo. Comemos um bacalhau que estava divino. Sobre restaurantes e estadias, estou fazendo um post à parte, detalhando tudo! Postarei em breve.

Como estávamos numa turma grande, o pessoal do restaurante nos ofereceu uma rodada de cerveja gratuita. Essa é uma boa dica, caso você esteja viajando num grupo. Ganhamos bebidas em outros restaurantes na Itália também.

No vlog (final do vídeo), você consegue ver o prato delicioso! Escrevendo esse post, tudo o que eu queria era mais um pedacinho dele! kkkkkk…

De sobremesa, fomos experimentar os ORIGINAIS PASTÉIS DE BELÉM!

No início eu não entendia o motivo de tanto sucesso. Mas depois de provar diversos pastéis de natal, durante a minha estadia em Portugal, consegui compreender o motivo da sua fama.

Um lugar com fila na porta, durante o tempo inteiro. Algumas vezes maiores, outras menores, porém sempre com fila; faz com que eles saiam a todo minuto, fresquinhos, quentinhos e crocantes. DELICIOSOS.

Aberta desde 1837, a loja abre TODOS OS DIAS, e TODOS OS DIAS com FILA! São 5000 pastéis por dia, em média. Chocante mesmo.

Eu repeti a degustação por alguns dias, e de final de semana, posso dizer que foi o dia de fila mais pesado que peguei.

Demos sequência no nosso Tour pelas margens do Rio Tejo, passando pelo Monumento aos Descobridores.

O Fernando fez uma graça nessa motoca, mas o que ele alugou mesmo foi um patinete. Eu tentei andar mas foi um fiasco! Mostro detalhes no meu vlog (final do post).

O fato é que, para ganhar tempo, eles alugam tanto essas motinhos como patinetes para os turistas.

Chegamos então na famosa Torre de Belém.

No passado, ela funcionava como uma barreira de proteção às Terras de Portugal.

A Torre já recebeu diversas funções nos seus 5 séculos de existência. Já funcionou como forte, como alfândega, como farol, como prisão. Hoje em dia ela é somente uma espécie de museu, sendo considerada o maior símbolo do país.

É bem alta, tem bastante escada e, em alguns momentos, espaços bem estreitos.

Nesses locais mais estreitos, existem semáforos para coordenar a subida x descida dos turistas.

Vale a visita, a curiosidade e até mesmo a experiência. Ficamos filosofando sobre as dificuldades que os soldados enfrentavam quando tinham que ficar a postos e por algum motivo precisavam descer para atender algum chamado, ou coisa assim… Rs. No meu vlog (final do post), mostro essa conversa sobre “fulando, sobe aqui rapidinho”! Rsrsrsrsrsrs…

O Gabriel ficou dormindo no carrinho, com nossos amigos, enquanto subimos. O que facilitou muito nossa vida por que ele teria pedido colo com tanta escada, certamente.

Acordei-o quando descemos para fazer um registro desse lugar lindo, em família.

Por falar em família, no meu canal, estou sempre dando dicas sobre o bônus e o ônus de viajarmos em família. Tanto nos vídeos da Europa, como nos meus posts daqui do blog, sempre mostro tudo para te ajudar na sua viagem, então, não deixe de se cadastrar para receber o conteúdo de sua preferência.

No meu vlog, no final desse post, você poderá ver que iniciamos o dia lavando roupa! Rs.

Como conto no meu vídeo, estamos viajando há 15 dia, para dar conta de malas pequenas + muitos dias de viagem, foi uma ideia bem bacana pararmos para lavar nossas roupas. Mostrei todos os detalhes de como montei as malas para caber tudo e não pagar excesso de bagagem. Para acompanhar essas dicas importantes, especialmente para quem viaja de avião com bebê ou criança, acesse:

Também mostro um check list de viagem para que você não esqueça nenhum item importante: http://milenaloguercio.com.br/como-montar-mala-de-viagem-organizada-sem-esquecer-nenhum-item/

Nosso dia não terminou aqui, passamos rapinho no apartamento em que estávamos hospedados e, em seguida, fomos até a Praça do Comércio.

Fomos conhecer a Rua Augusta. Aproveitei para fazer o registro do Arco do Triunfo da Rua Augusta:

No meu vlog, além de todos esses passeios do nosso dia, você verá também um Tour pelo apartamento do ano de 1757, onde foi um convento no passado. Mostro todos os detalhes.

Mostro também detalhes de um bolinho de bacalhau com queijo da Serra da Estrela de Portugal, bem famoso na Rua Augusta. Não deixe de assistir o vlog por que tem mais detalhes desse dia.

**************************VLOG EM BREVE******************************

Foi um dia longo, muito intenso e produtivo. Cheio de dicas preciosas para quem vai viajar para Lisboa tanto no post como no vlog. Espero que você goste.

Muitos Beijos!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *