Fiz um vídeo sobre a conversa que tive com a pediatra do Gabriel!
Essa foi a consulta do Gabriel, aquela que é feita com 1 mês e pouco. Vale lembrar que a primeira consulta do bebê é com “poucos dias de vida”, então, dependendo do médico que você escolher é interessante que faça o agendamento no final da sua gestação assim você garante a vaga. Por que caso deixe para ligar depois que o bebê nasceu, muitas vezes eles já estão com a agenda cheia e você não consegue para uma data tão próxima!
Para mamães “mais prevenidas” ou “mais receosas”, vale a dica de visita-lo antes mesmo do nascimento do bebê, assim você já consegue esclarecer dúvidas sobre parto, amamentação, etc… do ponto de vista de quem olha “o bebê” e não a “mamãe”. Claro que os obstetras estão prezando o bebê em todas as suas decisões, mas se você me entende, quero dizer que é bacana ter uma conversa com o ESPECIALISTA da criança!!! Para ser muito sincera, não fiz isso! Nem no meu primeiro filho! Em compensação, visitei 11 pediatras após o nascimento dele até escolher com quem eu seguiria em frente! Coisa que numa conversa, mesmo sem o bebê, eu já conseguiria ter tido uma boa noção! Já que acredito que a escolha do pediatra vai mais do que os pais têm como propósito para a sua criação.
Por exemplo, você não ficaria com um pediatra que introduz “água, suco e chá” com 03 meses de idade quando você pretende amamentar exclusivamente até o sexto mês e vice-versa! Por isso, acredito mesmo que seja possível escolher o médico sem o bebê e toda a dificuldade de locomoção que esse comecinho da vida dele implica.
Além do que, dúvidas sobre amamentação e outros assuntos já poderão ser esclarecidas antes do “jogo” começar!
Enfim, acredito que essa consulta serve para estabelecer um vínculo de confiança com o profissional que acompanhará o seu bem mais precioso.
Na primeira consulta do bebê LEVE TUDO O QUE RECEBEU NA MATERNIDADE! Todos os exames, carteirinha de vacinação, TUDO! Será importante para o pediatra conhecer o seu bebê e te orientar.
No vídeo eu comento que a consulta é mais para “PESAR E MEDIR”… Sim, não retiro o que eu disse, mas isso é quando está tudo bem com o bebê. Por que as consultas também servem para que o pediatra acompanhe e detecte PRECOCEMENTE qualquer problema que venha a aparecer. O que é muito importante!
Todos os meses, enquanto não é o dia de visitar o pediatra novamente, anoto minhas dúvidas para lembrar de perguntar na próxima consulta! Faça isso, em meio a tantas coisas que precisamos lembrar, ter as dúvidas anotadas ajuda bastante!!!
Muitos Beijos!!!