03 PASSOS SIMPLES PARA AS TROCAS DE FRALDA

Eu já contei pra você que assim que cheguei em casa com o Gabriel, recebi a visita de uma enfermeira do Gamp21 que me ajudou com algumas dicas muito bacanas. Mesmo sendo o meu segundo filho, as dicas foram bastante importantes até para esclarecer erros cometidos da primeira vez!

Uma das questões abordadas foi com relação à troca de fralda e quero compartilhar o que achei mais relevante com você:

1-) REALIZE A TROCA ANTES DA AMAMENTAÇÃO:

troca

Eu sempre fazia o contrário disso! Dava o leite para o bebê antes e depois efetuava a troca. Pensava: assim, poderia fazer xixi e cocô mamando que eu limparia em seguida!

Na conversa com a enfermeira, ela me explicou que deve ser feito o contrário: primeiro trocamos, depois amamentamos. Assim, evitamos flexionar as perninhas logo após a amamentação, evitando o desconforto do bebê e a possível regurgitação. Inclusive, num comentário da enfermeira, ela disse: “Já imaginou se você acabar de comer uma bela pratada de feijoada daí eu deixo você na cama e começo a levantar suas pernas pra cá, pra lá, virar você… bem desconfortável né!”

Além disso, às vezes, vemos que a fralda está um pouco suja e já corremos trocar, daí, enquanto estamos trocando, tomamos aquela lavada de cocô, #quemnunca (kkkkkkkk). Isso significa que o bebê ainda não tinha terminado, então o que fazemos??? Ele vai fazendo cocô e nós vamos limpando, ele faz mais cocô e passamos mais uma vez o lenço umedecido e se bobear, de novo… Essa passada do lencinho “várias vezes” contribui para a irritação do local e uma possível assadura.

O correto? Quando percebemos que o bebê está fazendo cocô, esperamos cerca de 30 minutos para troca-lo, garantimos assim o término do “serviço”, kkkkkkkk

Fez muito sentido esses comentários para mim e modifiquei a minha postura desde então!

2-) EVITE TROCAR A FRALDA DE MADRUGADA:

crying-baby-sleepy-mom-300x241

No primeiro mês de vida do Gabriel não tive como evitar, cada momento de amamentação era uma nova fralda. 98% das fraldas dele tinham cocô. Mas, com o passar dos dias, ele foi regulando o intestino e já não é mais assim, então, de madrugada eu procuro não troca-lo por 02 motivos:

A-) Ele precisa entender que a noite é para dormir: troca-lo pode interromper ou atrapalhar o sono.

B-) Ele não pode se incomodar com a fralda “um pouquinho” suja: caso isso aconteça, podemos condicionar o bebê a esperar a troca sempre que faça xixi e durante a noite, temos que condiciona-los a DORMIR!!!

Uma vez ou outra acontece de ter cocô e eu precisar trocar, ok! Mas quando tem somente o xixi, ele mama e volta a dormir!

3-) MARCA E TAMANHO DA FRALDA:

walking-baby-clipart-1

Caso você esteja se perguntando como fazer para não trocar a fralda do bebê a noite por que ela vaza quando você não troca, te aconselho a fazer 03 coisas:

A-) Observar a marca: eu por exemplo, uso fralda de várias marcas (ganhei várias marcas diferentes no meu Chá-de-bebê ), mas escolho a que eu considero MELHOR para as madrugadas. Fraldas de qualidade inferior não suportam uma quantidade maior de xixi.

B-) observa o tamanho: nos pacotes das fraldas sempre está especificado o peso do bebê que ela “suporta”. Caso esteja especificado de 3kg a 5kg, por exemplo, e seu bebê está com 4,5kg, experimente colocar uma fralda que especifique de 5kg a 9kg…

Ou seja, sempre considerar fraldas que suportem o peso dele “para mais” quando for dormir!

C-) Mesmo que você tenha trocado o bebê há pouco tempo; ele vai mamar e você ainda não foi deitar, observe se já tem xixi na fralda, caso tenha, troque novamente. Assim, você garante que não precisará troca-lo durante a madrugada.

Sempre que a fralda estiver muito tempo em contato com a pele do bebê, ao invés de utilizar lenço umedecido na próxima troca, dê preferência para a lavagem, isso evitará a tão temida Assadura.

Para mais dicas sobre evitar assadura, leia este post: 05-passos-para-evitar-as-assaduras

Para conhecer a equipe de assessoria para esse início de maternidade/ paternidade, leia este post: Cuidados-com-o-recém-nascido-de-forma-tranquila-gamp21, você encontrará todos os contatos!

Mais uma vez, espero que essas dicas te ajude!

Muitos Beijos!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *